Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Agroleite espera receber mais de 30 mil visitantes

Com a expectativa de reunir mais de 30 mil pessoas, a Castrolanda realiza de 9 a 13 de agosto a Agroleite 2005. O evento, que acontece em Castro, nos Campos Gerais, atrai produtores de todo o Brasil. A principal atração do evento é a elevada qualidade do leite produzido na região, que apresenta a maior produtividade do País. A feira, que estará reunindo o que existe de mais moderno em tecnologia leiteira, acontece no Parque de Exposições Dario Macedo. Durante o encontro também acontece a entrega do Troféu Agroleite. A revista Paraná Cooperativo está concorrendo na categoria mídia.

Fórum técnico - O cenário atual e as perspectivas de futuro para o mercado do leite, da agricultura e da suinocultura, estarão em debate no Agroleite 2005. As discussões ocorrerão em três fóruns técnicos e uma mesa redonda. O Agroleite 2005 acontece de 9 a 13 de agosto no Parque Dario Macedo, em Castro. O Fórum “Perspectivas da Cadeia do Leite para o Paraná” acontece no dia 9 de agosto, a partir das 9h, com palestra do Dr. Rodrigo Alvin, presidente da Comissão Nacional de Leite da Confederação Nacional da Agricultura (CNA). Na seqüência, a palestra “Estratégias competitivas para o setor leiteiro” com o Doutor em economia Fábio Ribas Chaddad. À tarde, o fórum continua com a palestra do diretor executivo do Agripoint e diretor da Láctea Brasil, Marcelo Carvalho, sobre a importância do marketing para o setor leiteiro. A previsão do evento é reunir mais de 90 criadores expositores, 800 animais das raças Holandesa, Jersey e Pardo-Suíça, acima de 150 empresas e 30 hectares de exposições variadas com um público de 35 mil pessoas. O Agroleite 2005 é uma organização da Cooperativa Castrolanda, em parceria com o Sistema Faep, Senar e suas comissões de leite, suínos e grãos, Ocepar, Sescoop-Pr e Sindileite.

Clube da Bezerra - O julgamento do Clube de Bezerras é mais uma atração do Agroleite 2005, na sexta-feira (12), das 15 às 17h. O Clube foi criado há 21 anos para ensinar e incentivar os filhos dos produtores a continuar no ramo dos pais. Este ano, 11 crianças com idades entre 10 e 15 anos participam do projeto. De acordo com o coordenador do Clube de Bezerras, Huibert Jansen, a tarefa começa quando as bezerras nascem, entre os meses de fevereiro e março. A partir desse momento, todo o cuidado do animal está sob a responsabilidade das crianças. “São elas que têm que providenciar a alimentação, as vacinas, todo o manejo do animal”, explica. A apresentação durante o Agroleite é a última das avaliações a que as crianças são submetidas.

Visitas - Durante os meses de cuidado com o animal, são realizadas duas visitas-surpresa na propriedade, quando além de mostrarem como estão cuidando de suas bezerras, as crianças também podem tirar dúvidas. “A nota final é pelo trabalho completo delas, não só pelo dia da apresentação”, reforça Jansen. Na última terça-feira (19), as crianças que participam este ano do Clube tiveram aulas práticas sobre lavagem, tosquia e apresentação do animal. E elas mesmas garantem: há muita diversão, mesmo com a responsabilidade e a competição. “É muito legal, sem contar que a gente acaba pegando amor pelo animal e tratando como se fosse de estimação mesmo”, conta o campeão do ano passado, Flávio Leandro De Boer, de 13 anos. Carolina Rabbers, aos 10 anos de idade, participa pela primeira vez. “O mais legal é que a gente tem que fazer tudo sozinho”, diz.

Conteúdos Relacionados