AGRO: Potencializa Jovem Coprossel, a nova geração do agro do cooperativismo
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Na segunda-feira (19/06), foi realizado mais um encontro de capacitação do Programa Potencializa Jovem Coprossel, uma parceria da cooperativa com o Sistema Ocepar, executada por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR). Nesta turma, mais de 20 jovens Cooperados e filhos de cooperados, com idade de 14 a 29 anos, iniciaram a trajetória do curso, que deve transcorrer até o final de 2023.
Novos conhecimentos - O objetivo do Programa é incentivar a busca por novos conhecimentos visando crescimento pessoal e profissional dos jovens, que devem dar sequência nos negócios da família e também na cooperativa. Para o professor Elcio Chagas, que trabalhou com a turma o tema finanças e sucessão familiar, o foco foi trazer a reflexão e como o jovem está atuando em relação ao dinheiro, as contas e movimentação financeira da família. “Nesse sentido eles tem compreendido como utilizar o dinheiro em favor do crescimento da propriedade, mas principalmente controlando seus próprios gastos”. Contudo o curso visa proporcionar ao jovem uma atuação mais efetiva no meio rural e realmente faça a sucessão na produção rural, afirmou Elcio.
Depoimentos - Acompanhe alguns depoimentos de jovens que estão realizando o Curso:
“Está sendo um curso excelente e já aprendi muitas coisas para aplicar na propriedade. Desde criança penso em cursar medicina veterinária, pois amo o campo e me interessa cada vez mais e com o curso tem me ajudado bastante como por exemplo na gestão da propriedade.” (Katiele Linden Morin, Laranjeiras do Sul).
“O que tem me chamado bastante a atenção é as ferramentas que tenho aprendido para agir de forma mais eficiente na propriedade. Também tenho o desejo de cursar agronomia, área que gosto muito, e assim dar sequência nos trabalhos em nossa propriedade.” (Jennifer Tosatti, Porto Barreiro)
“O curso tem sido uma ótima experiência, muito dos assuntos tratados são possíveis sim de serem aplicados na prática. Para os jovens do agro ligados a cooperativa eu recomento fazer esse curso.” (Ana Clara da Silva Eberti)
“Além dos conteúdos abordados, nós faremos um projeto para ser estudado e possivelmente aplicado e deve contribuir bastante na propriedade. Parabenizo a toda cooperativa e aos colegas pelo curso.” (Taina Skrypczak Tavares da Silva, Rio Bonito do Iguaçu).
(Assessoria de Imprensa Coprossel)