AGRO: Coamo forma 122 jovens aprendizes

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Coamo formou 122 jovens aprendizes. A solenidade foi realizada no auditório da cooperativa em Campo Mourão/PR, na quinta-feira (05/10), e prestigiada pelos pais dos formandos e gestores profissionais que os acompanharam profissionalmente em 2022 e 2023. Estavam presentes também a equipe de Desenvolvimento Profissional da gerência de Gestão de Pessoas responsável pelo programa, professores e gestores do Senac e do Sescoop/PR, entidades parceiras.

Experiência ímpar - Após quase dois anos no programa, os participantes encerram esta etapa mais maduros e preparados para o mercado de trabalho. Esta é uma experiência ímpar que permite o desenvolvimento do adolescente no âmbito profissional e pessoal, favorecendo a sua promoção e integração social. O Jovem Aprendiz é um programa que faz parte da história da Coamo. Durante todo o curso, eles atuam em diversas áreas da cooperativa. Nos últimos dez anos passaram pela Coamo mais de três mil aprendizes e nos últimos cinco anos 30% dos participantes foram contratados.

Curso - Além do trabalho desempenhado na Coamo, eles participaram simultaneamente de um curso no Senac. No total, o programa conta com 1.600 horas de estudo e prática. "Este esforço dos pais e dos formandos valeu a pena, cada suor, cada sorriso na construção do caráter. Podemos oferecer a vocês neste período, além de conhecimento e da formação profissional, ensinamento na prática sobre responsabilidade, ética, disciplina e respeito. Não formamos apenas trabalhadores, profissionais, mas cidadãos, que respeitam as leis, cumprem seus deveres e buscam seu espaço com disciplina e perseverança", afirma o gerente de Gestão de Pessoas, Antonio César Marini.

Desenvolvimentos dos participantes - Segundo o gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop/PR, Leandro Macioski o programa Jovem Aprendiz é fundamental para o desenvolvimento dos participantes. “O Sescoop é apoiador de diversas iniciativas voltadas aos jovens, mas o Jovem Aprendiz propicia é diferenciado pois possibilita a inserção do jovem no mercado de trabalho. A oportunidade que eles estão tendo de poder entrar numa cooperativa como a Coamo, é única, exclusiva e eles vão levar esse legado para a vida inteira.”

Grande programa- Para o gerente Executivo do Senac de Campo Mourão, Reginaldo Inácio Coelho, esse é um grande programa. “O Jovem Aprendiz foca no primeiro emprego. É um programa que transforma a vida desses adolescentes, traz experiência profissional, qualificação, além de tornar esse jovem apto para o mercado de trabalho”, considera.

Vertentes - De acordo com o diretor Administrativo da Coamo, Antonio Sérgio Gabriel, “o Jovem Aprendiz oferece a esses adolescentes duas vertentes, a primeira é ensiná-los com aquilo que a Coamo tem de melhor: valores, exemplo de trabalho e profissionalismo. A segunda, é a inserção desses jovens no mercado. É justamente neste sentido que os preparamos para que, inclusive, quando surgirem vagas, possam fazer parte do nosso quadro de funcionários. Situação que é realidade há anos na Coamo, pois contamos com colaboradores que já foram aprendizes e exercem diversas funções na cooperativa.” (Assessoria de Imprensa Coamo)

Conteúdos Relacionados