AGRO: Abertura da Expofrísia destaca a tradição em inovação
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Tradição em inovação foi o tom da abertura oficial da 17ª edição da ExpoFrísia, que aconteceu nessa quinta-feira (25/04) no Parque Histórico de Carambeí, em Carambeí, na região dos Campos Gerais (PR). Este ano o evento está com uma programação completa, que atende à demanda dos cooperados e demais produtores da região por informações sobre novas tecnologias aplicadas na atividade agropecuária. A feira, que está sendo promovida em conjunto com a 7ª Digital Agro, vai até o dia 27 de abril.
Presenças - A abertura do evento contou com a presença do vice-governador do Estado do Paraná, Darci Piana; do presidente da Cooperativa Frísia, Renato Greidanus; do secretário da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Norberto Anacleto Ortigara; da prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso; do vice-prefeito de Ponta Grossa, Saulo Vinícius Hladyszwski; do presidente do Sistema Ocepar (Organização das Cooperativas do Paraná), José Roberto Ricken; do deputado estadual, Luiz Claudio Romanelli; do secretário do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), Orlando Pessuti; do presidente Fundação ABC, Peter Greidanus; do diretor-presidente Capal, Erik Bosch; e do diretor-presidente da Cooperativa Castrolanda, Willem Berend Bouwman.
Inovar - Renato Greidanus comentou que inovar faz parte da história da cooperativa, que contribui e continuará contribuindo para o desenvolvimento do Estado. “A cooperativa sempre está planejando para que a gente possa, como produtor e cooperativa, sair mais fortalecido. A cooperativa existe porque o produtor existe. Para nós a coisa mais importante que tem é o produtor, o nosso associado. É a razão para estarmos aqui. E por isso também que nós fazemos esses eventos, para que os cooperados possam se reunir e ao mesmo tempo buscar informação, seja conversando com o vizinho, ou com o técnico, ou com um representante de uma empresa. Nós temos que sempre buscar o conhecimento e eu tenho certeza que através dele nós vamos conseguir construir um futuro com um cooperativismo cada vez mais forte e uma sociedade cada vez melhor”, afirma.
Expositores e programação - A feira conta com dezenas de expositores e soluções tecnológicas para o campo, seja na pecuária ou na agricultura. No primeiro dia, Roberto Rodrigues, professor da FGV e especialista em agronegócio, durante a palestra Perspectivas para o Agronegócio Brasileiro, afirmou que o Brasil pode aproveitar suas características para puxar a produção de alimentos global. “O Brasil pode liderar o crescimento global de alimentos, somos um país tropical que produz duas safras por ano na mesma área. Nenhum outro país no mundo faz isso”, afirma.
Palestras e mesa redonda - Nesta sexta-feira (26/04) os visitantes poderão participar de mais de dez palestras e uma mesa redonda nos auditórios Mini 1 e Mini 2. Entre os temas que serão abordados estão conforto térmico, agricultura digital, genoma, custo de produção de forragem, smart farming, sustentabilidade na produção de suínos e no agronegócio, o futuro da suinocultura e soja de baixo carbono.
Sustentabilidade - Sustentabilidade é um dos temas chaves desta edição. Entre os assuntos relacionados que serão tratados ao longo dos três dias de feira está a aplicação de energias renováveis (a exemplo dos biodigestores), o uso de dejetos como fertilizante orgânico no solo, rastreabilidade da cadeia de produção na propriedade, políticas públicas em carbono no agronegócio e a importância dos procedimentos para garantir a qualidade na execução da atividade.
Trilha personalizada - Para incentivar ainda mais a aplicação de soluções sustentáveis, a Cooperativa Frísia lançará durante a feira, dentro do programa Fazenda Sustentável Frísia, uma trilha personalizada para a atividade de pecuária de leite. Esta visa implantar conhecimentos técnicos na propriedade rural, como manejo hídrico, treinamento dos colaboradores, utilização de dejetos e análise do uso da energia elétrica para o desempenho da atividade da pecuária.
Expofrísia - Pelo segundo ano consecutivo, a Expofrísia e o Digital Agro acontecem de forma simultânea em Carambeí, município localizado na região dos Campos Gerais do Paraná. Os eventos levam ao público exposição de gado leiteiro e soluções para o agronegócio que atendam a dinâmica do campo com sustentabilidade, inovações e tendências para a agricultura digital e a pecuária. A feira é realizada pela Cooperativa Frísia com apoio técnico da Fundação ABC.
SERVIÇO
17ª Expofrísia e 7º Digital Agro
Data: 25 a 27 de abril (quinta a sábado)
Horário: Quinta: 9h às 21h
Sexta: 9h às 21h
Sábado: 10h às 18h
Local: Pavilhão de Exposições Frísia
Anexo ao Parque Histórico de Carambeí
Avenida dos Pioneiros, 4.050
Carambeí (PR)
Entrada gratuita
Inscrição em: www.expofrisia.com.br
Sobre a Frísia - Em 2025, a Frísia completa um século de história. A cooperativa é a mais antiga do Paraná e segunda do Brasil, e tem como valores Fidelidade, Responsabilidade, Intercooperação, Sustentabilidade, Integridade e Atitude (FRISIA). Com unidades no Paraná e no Tocantins, em 2023 produziu 334,7 milhões de litros de leite, 1 milhão de toneladas de grãos, 73,5 mil toneladas de madeira e 26,6 mil toneladas de carne suína, resultado do trabalho de 1.084 cooperados e 1.272 colaboradores. Para promover o crescimento nos próximos anos, a Frísia desenvolveu o planejamento estratégico “Rumo aos 100 Anos”, um conjunto de propostas que visa aumentar a produção agropecuária e os investimentos com outras cooperativas e em unidades próprias. O planejamento da Frísia foi desenhado sob seis perspectivas principais: Sustentabilidade, Gestão, Mercado, Pessoas, Financeiro e Cooperados. Assim, seguirá a missão da cooperativa, que é disponibilizar produtos e serviços para gerar resultado sustentável a cooperados, colaboradores e parceiros. Saiba mais em frisia.coop.br. (Assessoria de Imprensa Frísia)
FOTO: Captions Produtora