AGRICULTURA: Stephanes toma posse no Ministério
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O deputado Reinhold Stephanes (PMDB-PR) tomou posse nesta sexta-feira (23/03), às 10h, como novo ministro da Agricultura. Ele foi confirmado no cargo por volta das 18 horas de quinta-feira, dia 22, no Palácio do Planalto, depois de se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Stephanes estava acompanhado do presidente do PMDB, Michel Temer (SP), e do líder do partido na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN). "O presidente mostrou claramente as razões da escolha (do meu nome), além de ser uma indicação do partido, por eu ser um profissional e um gestor público que ele acha que tem todas as condições de realizar um bom trabalho", afirmou Stephanes, em relação a si mesmo. Stephanes qualificou a si mesmo como "profissional". Ele já foi ministro dos ex-presidentes Fernando Collor e Fernando Henrique Cardoso. “A grande marca que eu tenho é a seriedade e o presidente reconhece isso”, disse. Reinhold Stephanes integra a Frencoop e recentemente participou de um café da manhã na Ocepar, com os demais integrantes da bancada paranaense no Congresso. Na ocasião, a direção da Ocepar apresentou aos parlamentares os pleitos do sistema cooperativista ao Poder Legislativo, incluindo a votação na nova lei cooperativista.
Ocepar - O presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), João Paulo Koslovski, afirmou que para o Paraná a indicação foi extremamente importante. “Ele é uma pessoa que sempre foi um excelente gestor público, teve um grande desempenho como ministro da Previdência, secretário da Agricultura e Planejamento. Conhece de perto os problemas do nosso estado e tem condições perfeitas de fazer um excelente trabalho”, comentou Koslovski. “Para nós, o importante é que ele é um profissional e faz as coisas acontecerem. Isso, para agricultura, é fundamental. Precisamos que sejam tomadas algumas medidas, pois precisamos da aprovação de projetos que beneficiem o agronegócio. Gostamos da indicação porque além de paranaense, ele põe a mão na massa”.
Repercussão - O presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep), Ademir Muller, aprovou o nome de Stephanes para o ministério da Agricultura. “Além de ser do Paraná, o que é bom para o estado, ele tem bastante conhecimento técnico e influência política. É mais um paranaense como ministro e assim vamos abrindo espaço político em Brasília”, afirmou Muller, citando o ministro Paulo Bernardo, do Planejamento. Mesmo com as ações mais voltadas para o ministério do Desenvolvimento Agrário, a Fetaep aprova o nome do deputado federal paranaense como novo ministro da Agricultura. Já Gustavo Fanaya, economista do Sindicato da Indústria de Carnes do Paraná (Sindicarne-PR), diz que o setor comemora a escolha de Stephanes para o ministério. O economista espera que agora o ministério ajude a solucionar os embargos de vários países à carne brasileira provocados pelos focos de febre aftosa que geraram uma crise no País a partir de outubro de 2005. ''Hoje, não temos uma luz no fim do túnel.'' No meio político, a repercussão também foi positiva. O presidente da Assembléia Legislativa do Paraná, deputado Nelson Justus (PFL), classificou como ''fantástica'' a escolha de Stephanes para a Agricultura. ''O Paraná terá dois ministérios importantes'', justificou. (Com informações do Tudo Paraná e Folha de Londrina)