AGRICULTURA: Produtores do Sul buscam em Brasília solução para endividamento

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O ministro Mendes Ribeiro recebeu nesta terça-feira (13/09), em seu gabinete no Ministério da Agricultura, deputados federais, representantes dos produtores de soja, prefeitos e vereadores do Sul do país para debater o endividamento dos produtores de soja. O objetivo da reunião foi buscar uma solução para os débitos acumulados dos produtores do grão na região. Segundo Heinze, o acúmulo de dívidas pode chegar a R$ 2,5 bilhões em apenas 69 municípios produtores de soja do Rio Grande do Sul.

 

Estudo - Segundo o deputado federal Luis Carlos Heinze (PP/RS) o ministro Mendes Ribeiro reconheceu que o grau de endividamento do setor é muito elevado, porém, defendeu que a situação tem que ser avaliada por técnicos de sua Pasta. Por isso, o ministro Mendes Ribeiro, segundo o deputado Heinze, determinou ao assessor especial, Gerardo Fontelles, para que faça um estudo sobre o levantamento dos números apresentados.

 

Perdas - O deputado Heinze explicou que os produtores tiveram elevadas perdas desde 2003 devido às constantes estiagens e que apesar dos bons resultados da última safra, não conseguirão saldar as dívidas acumuladas desde aquela época por se tratar de juros muito altos. O parlamentar afirmou ainda que o total de débitos dos sojicultores gaúchos pode ultrapassar R$ 4,3 bilhões. “Tentamos mostrar a inviabilidade do produtor em quitar estes débitos. São valores absurdos carregados de juros e correções que precisam ser revistos”, disse Heinze.

 

Novo encontro - Um novo encontro será marcado nos próximos dias com técnicos do Ministério da Agricultura para dar andamento às negociações com o governo. (Valor Econômico)

Conteúdos Relacionados