AGRICULTURA: Mendes Ribeiro confirma indicado do PTB para Conab
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro (PMDB), confirmou ao Valor nesta terça-feira que um nome indicado pelo PTB será o novo presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O diretor financeiro da estatal, João Carlos Bona Garcia, era o nome preferido do ministro para assumir o cargo.
Em análise - Mendes Ribeiro, entretanto, foi instruído pela presidente Dilma Rousseff a aceitar o nome indicado pelo PTB. "A Casa Civil está analisando o nome, mas vamos fazer questão que seja um técnico, para levar em frente um plano de gestão que eu tenho e não vou abrir mão", diz o ministro. O novo presidente, segundo Mendes, será um ex-funcionário da Caixa Econômica Federal.
Demissão - Na sexta-feira passada (10/02), o então presidente da Conab, o advogado Evangevaldo Santos, foi obrigado a pedir demissão após forte pressão do ministro. O governo deve sacramentar a substituição até o fim da semana. O líder do PTB na Câmara, Jovair Arantes (GO), havia apresentado, ainda na semana passada, dois nomes dos quadros da Caixa Econômica Federal ao Palácio do Planalto.
Brigas internas - Jovair Arantes disse ao Valor que brigas internas do PMDB iniciaram um "tiroteio político" contra seu apadrinhado, Evangevaldo Santos, que entregou uma carta de demissão à presidente Dilma alegando não suportar "factoides" contra si. Ainda de acordo com o líder petebista, houve uma coincidência entre o pedido de demissão de Evangevaldo e a crise gerada com a demissão do ex-presidente da Casa da Moeda, Luiz Felipe Denucci.
Abalo - O episódio abalou a relação de Arantes com o Palácio. A insistência do líder em atribuir a indicação de Denucci ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, causou forte desconforto ao governo. A substituição de Evangevaldo Santos, ligado ao PTB, ocorre em meio a disputas políticas dentro do órgão, subordinado ao Ministério da Agricultura. A Conab vive uma luta interna desde que o pemedebista Wagner Rossi deixou o ministério em meio a uma crise política decorrente de denúncias de corrupção, em agosto passado. (Valor Econômico)