AGRICULTURA II: Lideranças pedem apoio para mudar perfil das regiões sul e centro sul
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Lideranças das regiões Sul e Centro-Sul do Paraná solicitaram nesta terça-feira (15/03) apoio do Governo do Estado para fomentar novos programas visando melhor desenvolvimento da região e a qualidade de vida dos produtores. Na reunião com os secretários da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, e do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jonel Iurk, foi discutida a diversificação da agricultura familiar. Esta é a proposta de prefeitos das Associações dos Municípios da Região Centro Sul do Estado do Paraná (Amcespar), e do Sul Paranaense (Amsulpar), e de membros da Agência de Desenvolvimento do Centro Sul do Paraná (Adecsul) e do Conselho de Desenvolvimento Territorial do Sul do Paraná.
IDH - Falando em nome do grupo, Cláudio Kaminski, da Embrapa, explicou que as regiões Sul e Centro-Sul apresentam um dos menores IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e concentra cerca de 53 mil famílias de pequenos produtores, 50% delas envolvidas com a produção de fumo. "Eles precisam de novas alternativas. É preciso mudar o quadro dessa região que tem um grande potencial para o desenvolvimento de outras atividades como o turismo rural, a fruticultura, erva-mate, ou a pecuária leiteira", disse Kaminski.
Ações - Norberto Ortigara disse que a Secretaria está aberta às sugestões dos prefeitos e dos demais representantes das comunidades para serem avaliadas. "É dever da sociedade devolver ao agricultor o prazer dele estar lá, cultivando a terra, mas levando uma vida decente. Precisamos de ações para que isso aconteça", afirmou. Ele disse ainda que existe o desafio de trabalhar de forma sustentável. "Temos que avançar na nossa produção, mas com a consciência de que é para o bem de todos, e para isso precisamos atrair recursos para dar suporte ao desenvolvimento da atividade econômica".
Cadeias produtivas - Ortigara apontou algumas atividades que podem ser viáveis, mas para isso, segundo ele, é preciso do trabalho intenso dos técnicos da Secretaria da Agricultura e da Emater. "Tudo tem que ser feito de forma organizada, e que as cadeias produtivas propostas sejam relevantes para a região e não acabem em frustração para o agricultor", disse. De acordo com ele, o Estado quer apoiar alguns programas e ações em parceria com o Governo Federal. "Sempre há boa vontade quando se fala em incentivo para o setor rural".
Sisleg - O secretário do Meio Ambiente, Jonel Iurk, concordou com a proposta apresentada e que, apesar do entrave com relação ao Código Florestal, o Governo está articulado para atuar com o Sisleg (Sistema de Consulta à Legislação). "Isso pode mudar o perfil da região Centro Sul", adiantou.
Nova reunião - Para definir as ações concretas e quais as linhas prioritárias desta proposta, uma nova reunião vai ser realizada em meados de abril, já com definição dos representantes de cada segmento que vão participar projeto. Também participaram do encontro o presidente do Instituto de Águas do Paraná, Márcio Fernando Nunes, e técnicos da Embrapa, do Ministério da Agricultura, e das Secretarias da Agricultura e do Meio Ambiente. (AEN)