AGRÁRIAS UFPR: Estudantes são orientados sobre legislação cooperativista
- Artigos em destaque na home: Nenhum
{gallery}noticias/2011/Abril/8/20114814474/{/gallery}Nesta sexta-feira (08/04), o coordenador jurídico do Sistema Ocepar, Paulo Roberto Stöberl, ministrou a sexta aula da disciplina Associativismo e Cooperativismo Rural ofertada, nesse semestre, aos alunos de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em parceria com o Sistema Ocepar. A aula aconteceu de manhã na sede da organização cooperativista, em Curitiba. Stöberl orientou os estudantes sobre direito societário, características da sociedade cooperativa, legislação cooperativista, estatuto social e procedimentos para registro na Ocepar.
A disciplina - Cerca de 30 estudantes dos cursos de Engenharia Agronômica, Medicina Veterinária e Zootecnia estão matriculados na disciplina. As aulas sobre Associativismo e Cooperativismo Rural acontecem às sextas-feiras, das 8h às 10h, e começaram a ser ministradas no dia 04 de março. O programa se estende até 24 de junho, com a participação de profissionais especializados do Sistema Ocepar, que estão atuando como instrutores convidados. Os coordenadores da disciplina são o engenheiro florestal da Ocepar, Gilson Martins, e o professor da UFPR, Paulo de Tarso.
Avaliação - Para o aluno do 5º período de Zootecnia da UFPR, Vinicius Gonsales Schramm, a disciplina está superando suas expectativas. "Eu não esperava que a matéria fosse tão boa. É uma disciplina que abriu bastante a nossa cabeça a respeito das cooperativas porque nós não tínhamos ideia de como elas se organizavam e das leis referentes ao setor", disse ele. "O que mais me impressionou é que no cooperativismo o importante é o capital humano. Eu acreditava que o aspecto mais importante era o financeiro, mas vi que a parte social tem maior valor na cooperativa", acrescentou.
Visão prática - Já Rafael Bonatto, do 10º período de Agronomia, considera importante ter contato com instrutores que atuam no setor. "A disciplina é ótima principalmente devido a presença de profissionais que trabalham realmente na área e têm uma visão prática sobre o tema. Eu tinha um vago conhecimento sobre o cooperativismo mas agora estou tendo uma visão muito melhor", disse o estudante. A aluna do 5º ano de Zootecnia, Isabella Pimenta, também afirmou que está aprendendo muito sobre o assunto. "A ementa do nosso curso não tem um foco direto nessa área, tanto que essa é a primeira turma dessa disciplina na Universidade Federal e está sendo muito bom porque não conhecíamos muito sobre essa área. Eu, particularmente, não sabia nada sobre o cooperativismo, só mesmo por nome. Dessa forma, está sendo bom para ter conhecimento e tomar gosto pelo negócio", afirmou ela.