AGRÁRIAS UFPR: Estudantes conhecem ações do cooperativismo na área de Comunicação

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Os cerca de 30 estudantes de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná (UFPR) matriculados na disciplina Associativismo e Cooperativismo Rural, ofertada em parceria com o Sistema Ocepar, conheceram, nesta sexta-feira (18/03), as ações desenvolvidas para divulgar o cooperativismo paranaense. A explanação ficou por conta do coordenador da assessoria de Comunicação e Imprensa do Sistema Ocepar, jornalista Samuel Milléo Filho. Ele falou para alunos dos cursos de Engenharia Agronômica, Medicina Veterinária e Zootecnia no campus localizado em Curitiba. Milléo aproveitou para passar alguns conceitos básicos de comunicação, especialmente sobre a relação do profissional da área técnica, seja ele agrônomo, veterinário ou técnico agrícola, com o veículo de comunicação da empresa cooperativa. "Lembro da época em que precisava fazer uma matéria para o jornal da cooperativa em que trabalhava e o técnico tinha conhecimento mas não conseguia traduzir isso em informação. É aí que entra a parceria entre o técnico e o profissional de comunicação, ou seja, fazer com que produtor consiga entender o assunto de uma forma prática e fácil", lembrou o palestrante.

Combinação - Citando o livro "O que é Comunicação Rural", de Juan Diás Bordenave, Milléo disse que o sistema de produção atual é a combinação que cada agricultor faz dos fatores que o integra: terra, capital, trabalho e tecnologia. "Outro item fundamental neste elo é a informação - diz Milléo - sem este, suas decisões estariam sujeitas a incertezas. Não só a informação é importante, mas a forma com que ela é repassada para o ouvinte ou leitor. Tem que ser da forma mais clara e objetiva possível", comenta. Ao final da apresentação, ele passou aos estudantes algumas dicas de como se comportar diante da imprensa. "Técnicas simples mas que ajudam na hora de encarar uma entrevista", frisou.

 

Coordenador - Também acompanhou a palestra de Milléo o engenheiro florestal da Ocepar, Gilson Martins, coordenador da disciplina, juntamente com o professor da UFPR, Paulo de Tarso. As aulas sobre Associativismo e Cooperativismo Rural na UFPR acontecem às sextas-feiras, das 8h às 10h, e começaram a ser ministradas dia 04 de março. O programa se estende até 24 de junho, com a participação de profissionais especializados do Sistema Ocepar, que estão atuando como instrutores convidados.

Conteúdos Relacionados