AGRÁRIA II: O sucesso dos produtores suábios no Paraná
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Há 60 anos, 500 famílias de agricultores deixaram a Europa para recomeçar a vida no Paraná. Esses suábios do Danúbio, de etnia e cultura germânicas, ergueram uma cooperativa no distrito de Entre Rios, Guarapuava, que cresceu aos poucos e, em 2010, faturou R$ 1,09 bilhão.
A Cooperativa Agrária está agora em busca de novas áreas para a atuação de seus associados. O Nordeste brasileiro está entre as regiões com maior possibilidade de receber investimentos. A distância e possíveis dificuldades iniciais não assustam. Eles têm a maior maltaria do país e indústrias de trigo, ração e óleo de soja.
Novos negócios - Além da expansão das fronteiras, os cooperados estudam a entrada em novos negócios, como industrialização de milho, avicultura, suinocultura, hortifruticultura e transporte. A ideia é oferecer alternativas a produtores que, com a sucessão familiar, vão ficando com propriedades menores. A maior dificuldade será a aprovação do projeto pelos associados. Quem iria para o novo endereço, como seriam os investimentos e qual o tamanho da área necessária para a empreitada são algumas das perguntas que estão sendo feitas internamente. (Valor Econômico)