AGRÁRIA: Entre Rios sedia principal encontro técnico da cevada no Brasil
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Pesquisadores, professores, agrônomos e técnicos que atuam na cadeia produtiva da cevada cervejeira se reunirão, nestes dias 12 e 13, no distrito de Entre Rios, em Guarapuava (PR), para a 28ª Reunião Nacional da Pesquisa da Cevada. Realizado a cada dois anos em uma das três instituições organizadoras (Embrapa Trigo/Passo Fundo-RS; AmBev; e Cooperativa Agrária), o encontro, que nesta edição será de novo sediado pela Agrária em seu Centro Cultural, é uma reunião de trabalho que tem dois objetivos principais: apresentar as mais recentes informações do setor e determinar as linhas de pesquisa que deverão ser seguidas nos próximos anos.
Programação - Na parte da programação dedicada à situação das lavouras, a reunião discutirá os resultados da safra 2009 e 2010 no Brasil e em mais dois países sulamericanos em que a cultura também tem significado econômico: Argentina e Uruguai. Em outra etapa, o encontro abordará o estágio atual dos trabalhos de melhoramento genético (é por meio desta linha de pesquisa, baseada em cruzamentos de linhagens, que as empresas chegam a tipos de cevada mais produtivos, mais resistentes a doenças e com características mais apropriadas para a fabricação do malte e da cerveja). A programação traz ainda a apresentação dos resultados das pesquisas nos últimos dois anos.
Tópicos importantes - Ao final da reunião, os participantes tratarão de dois tópicos considerados importantes para o presente e o futuro da cevada: a revisão das indicações técnicas para o cultivo na safra deste e do ano que vem e o planejamento do trabalho que desenvolverão, de maneira conjunta, nos próximos dois anos.
Tradição - A Agrária é um dos mais tradicionais produtores de cevada cervejeira no Brasil. Seus cooperados cultivam o cereal desde a década de 70 em propriedades rurais situadas em Guarapuava e em outros municípios, nas regiões centro-sul, centro-oeste e central do Paraná. O plantio ocorre a partir de junho e a colheita em novembro. Na safra 2010, a produção de cevada na Cooperativa teve área de 28 mil hectares e volume de 114 mil toneladas. Atualmente, além de parcerias de pesquisa com instituições brasileiras, como a Embrapa e a Ambev, a Agrária também trabalha em conjunto com organizações na Alemanha para identificar novas cultivares que possam ser utilizadas com sucesso no Brasil. A cevada é ainda a base para o principal negócio da Agrária: a fabricação de malte. Detentora de uma das maiores maltarias do mundo, com uma participação de cerca de 20% do mercado nacional, a Agrária fornece malte para cervejarias em diversas regiões do Brasil. (Imprensa Agrária)