AGO V: Cursos de especialização são destaque na área de capacitação

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A cada ano, a unidade estadual do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR) vem expandindo os investimentos em formação profissional e promoção social, aumentando o número de pessoas beneficiadas. Em 2011, a soma aplicada nessas atividades ultrapassou os R$ 17 milhões. Foram realizados no ano 4.344 eventos, com mais de 129 mil participações. Destaque para os cursos de especialização, executados pelo Sescoop/PR em parceria com universidades e instituições de ensino selecionadas, que beneficiaram 1.169 pessoas, entre dirigentes e colaboradores das cooperativas. Desde 2002, o Sescoop/PR já promoveu 72 cursos de pós-graduação, com 43 turmas encerradas. Outras 29 estão em andamento e a previsão para 2012 é formar mais 12 turmas. Além disso, a meta para o ano é atingir 4.659 eventos de formação profissional e promoção social, alcançando público de 132 mil pessoas em 57 mil horas de atividades. A evolução do trabalho realizado pelo Sescoop/PR, especialmente no último ano, e as ações previstas para 2012 foram apresentadas na Assembleia Geral Ordinária do Sistema Ocepar, realizada nesta segunda-feira (02/04), em Curitiba. 


Autogestão - Também foram ressaltadas as atividades desenvolvidas em monitoramento e gestão das cooperativas, outra atribuição do Sescoop/PR que contabilizou 941 ações ao longo do ano. Nessa área houve a realização de 152 visitas técnicas com o propósito de discutir e debater a variação de indicadores econômicos e financeiros das cooperativas com seus dirigentes, avaliando possíveis correções ou ajustes em estratégias de condução do negócio. O Sistema Autogestão teve três novas versões publicadas e a grande inovação implantada em 2011 foi a possibilidade das cooperativas acessarem as informações de empresas mercantis diretamente ligadas ao seu ramo de atividade como, por exemplo, as cooperativas de crédito poderem realizar comparações de seus indicadores com os dez maiores bancos que operam no País, ou, no caso das cooperativas agropecuárias, se balizar em relação a empresas do agronegócio que tenham ações na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). 

 

Outras atividades - A gerência de Desenvolvimento e Autogestão efetuou ainda fóruns financeiros, cursos para conselheiros fiscais, quatro encontros para dirigentes do ramo transporte, o segundo Encontro Estadual das Cooperativas educacionais, acompanhamento das auditorias independentes externas e consultorias diversas. Também emitiu 11 pareceres para concessão de registro provisório e três para concessão de registro definitivo por meio do Programa de Apoio Integral às Pequenas Cooperativas (Procoope). Orientou mais de 100 grupos interessados na constituição de cooperativas e, com o apoio da assessoria tributária e contábil, analisou quatorze projetos legislativos e dezoito medidas provisórias, elaborou dezessete emendas e sugeriu cinco alterações em decretos e normativos relativos ao ICMS.

Conteúdos Relacionados