AGENDA LEGISLATIVA I: Stephanes elogia iniciativa das cooperativas
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras, Márcio Lopes de Freitas, entregou nesta quarta-feira (03/03) ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, a Agenda Legislativa do Cooperativismo 2010. O ministro aproveitou para destacar a importância de uma agenda para "todos os setores", referindo-se a agricultura que precisa reunir suas prioridades em um único documento. Participaram do evento 48 parlamentares, entre os quais, os paranaenses senador Osmar Dias, os deputados federais Dilceu Sperafico, Moacir Micheletto, Eduardo Sciarra e o André Zacharow. Também estiveram presentes presidentes das organizações estaduais, entre eles o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski e o superintendente, José Roberto Ricken e demais autoridades parceiras.
Procedimento ideal - Stephanes elogiou a iniciativa ressaltando que este é o procedimento ideal de todo grupo que tem uma pauta a ser discutida com os governantes e fez sugestões. "É preciso incluir pelo menos um grande item nesta agenda: a exigência de reciprocidade dos países dos quais importamos. Ou seja, as mesmas normas que temos que cumprir para exportar, os outros países devem seguir. Estados vizinhos dos países da América do Sul são proibidos de desmatar, mas adquirem produtos provenientes de áreas degradadas destas mesmas nações. Isso precisa ser freado", pontuou.
Proposições - Este ano, a publicação, que está em sua quarta edição, traz o posicionamento do Sistema Cooperativista Brasileiro sobre 58 proposições, além de fazer alusão aos 40 anos da entidade representativa do setor, a OCB. A solenidade aconteceu na Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio (CNTC), em Brasília (DF). (Informe OCB)