50 ANOS DA EMATER: Lideranças cooperativistas entre os homenageados

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Cerca de 1.000 pessoas participaram de solenidade alusiva às comemorações do cinqüentenário da Emater, na última terça-feira (23/05), em Curitiba. A solenidade contou com a presença do vice-governador Orlando Pessuti; do secretário Nacional da Agricultura Familiar, Valter Bianchini; do secretário da Agricultura Newton Pohl Ribas, além de deputados, vereadores, extensionistas e lideranças. O ex-presidente da Ocepar, Guntolf van Kaick, representou a instituição e os ex-funcionários da Emater, João Paulo Koslovski e José Aroldo Gallassini – que estavam viajando – na homenagem prestada. Segundo van Kaick, “a solenidade foi muito alegre pelo momento vivido de reencontro, congraçamento e resgate da história de 50 anos do serviço de extensão”. Também o ex-presidente da Ocepar, Wilson Thiesen, recebeu a homenagem representando a Fiep, uma das instituições parcerias da Emater. Thiesen representa a Fiep no conselho de administração da Emater.

Parcerias - Durante a solenidade o presidente da Emater, Sabino Brasil Nunes de Campos, ressaltou trabalhos de destaque da Extensão Rural ao longo de sua história, como o programa de Microbacias para a preservação dos recursos naturais. Além disso, Campos chamou atenção para as parcerias que a Emater estabelece com governos municipais, cooperativas, associações, com outros órgãos do governo do Estado e com a União para o desenvolvimento do seu trabalho. Na ocasião foi divulgado o resultado do II Prêmio Extensão Rural, promovido pela Emater como forma de estimular e valorizar os funcionários. Nove extensionistas tiveram seus trabalhos apontados como os de maior destaque entre 26 propostas apresentadas em três categorias: Estudos e Propostas da Extensão; Organização Rural/Associativismo, e Tecnologia.

Primeiros extensionistas - A primeira turma de profissionais do então projeto ETA, de 1956, foi lembrada com uma homenagem a Rubens Rezende. Ex-presidentes e empresas parceiras da Emater também foram lembrados. Antonio Leonel Poloni falou em nome dos ex-secretários da Agricultura do Estado. Ele observou que ninguém pode esquecer o que a Extensão Rural fez na história do agronegócio do Paraná. “A Emater é um dos elementos do processo de desenvolvimento dos agricultores paranaenses” afirmou. A diretoria da Emater prestou homenagem aos 50 funcionários mais antigos que ainda estão na ativa e àqueles que foram destaque em outras áreas, como o vice-governador Orlando Pessuti; o artista plástico Álvaro Borges Júnior; Irineo da Costa Rodrigues, presidente da Cooperativa Agroindustrial Lar, de Medianeira; Valter Pitol, presidente da Copacol; João Paulo Koslovski, presidente da Ocepar e Moacir Micheletto, deputado federal. “Causos” engraçados da história dos extensionistas, os participantes da cerimônia também se comoveram com os discursos de produtores que destacaram o papel da Extensão em sua trajetória. Manoel Henrique Pereira, o “Nonô”, presidente da Federação Brasileira do Plantio Direto na Palha, agradeceu em público pelo empenho dos extensionistas em repassar novos conhecimentos aos agricultores.

Conteúdos Relacionados