Willen de Geus era o cooperado mais antigo do Paraná

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O Presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, lamentou o falecimento do cooperativista Willen de Geus, ocorrido nesta terça-feira (02/07), na cidade de Carambeí, Região dos Campos Gerais. Segundo Ricken, Willen deixa um legado importante, exemplo de vida e de dedicação ao Cooperativismo paranaense, tanto como Presidente da antiga Batavo, hoje Frísia e como Fundador da Cooperativa Central de Laticínios do Paraná (CCLPL).

Aos 93 anos, Willen de Geus era o cooperado mais antigo do Paraná. Ele é sócio da Batavo desde o dia 1º de março de 1950, onde já exerceu o cargo de diretor-presidente, entre 1965 e 1986, fundando os entrepostos de Ponta Grossa, Tibagi e Imbaú e participando da construção do supermercado da cooperativa e de armazéns graneleiros em Carambeí. Foi ainda diretor vice-presidente, no período de 1986 a 1989; diretor conselheiro de 1959 a 1961e conselheiro fiscal da Batavo em 1951, 1957, 1962 e 1964. Também ocupou o cargo de diretor presidente da Cooperativa Central de Laticínios do Paraná Ltda (CCLPL) de 1972 a 1987, quando foi construída a indústria de iogurte.

No dia 02 de abril de 2013, durante Assembleia Geral Ordinária, o então presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, entregou a Willen de Geus o Troféu Ocepar, em reconhecimento ao seu trabalho em prol do cooperativismo e do setor leiteiro no Brasil. Um ano antes, 2012, Willen havia sido homenageado pela Assembleia Legislativa do Paraná durante solenidade comemorativa ao Ano Internacional das Cooperativas quando recebeu da Ocepar a medalha do mérito cooperativista paranaense.

O corpo de Willen de Geus foi sepultado no Cemitério da Colônia, em Carambeí, nesta quarta-feira. Willen de Geus foi entrevistado na edição de agosto de 2015 da Revista Paraná Cooperativo, produzida pela Assessoria de Comunicação do Sistema Ocepar.



baixar icon

Conteúdos Relacionados