Webinar da Embrapa aborda o manejo de triticale

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Com o aumento no preço do milho, tem crescido o interesse dos produtores pelo cultivo do triticale, destinado principalmente à produção de forragens e na ração animal. Uma das dificuldades do produtor no cultivo do triticale está no manejo da cultura. "Desmistificando o manejo do triticale" foi o tema do webinar da Série MAIS LUCRO/HA, promovido pela Embrapa Trigo, em 15/04, no canal da Embrapa no Youtube. O triticale é um produto direto da pesquisa, gerado a partir do cruzamento do trigo com o centeio. Nesse cruzamento, ele herdou o potencial de rendimento de grãos do trigo, com a rusticidade do centeio na resistência a doenças, bom desenvolvimento em baixas temperaturas, tolerância à seca e ao frio, sistema radicular profundo, além de grãos de alto valor proteico.

Na série histórica da Conab, a área de triticale no Brasil passou dos 100 mil hectares (ha) no início dos anos 2000, onde as áreas de cultivos estiveram concentradas nos estados de São Paulo e no norte do Paraná, devido a melhor adaptabilidade do triticale ao estresse hídrico, a solos ácidos e ao menor custo de produção quando comparado a outros cereais. Contudo, devido à dificuldade de comercialização, a área caiu gradualmente no País, registrando cerca de 15 mil ha em 2020.
A tendência para os próximos anos é de crescimento da área, principalmente em função dos cenários para o milho, explica Alfredo do Nascimento Junior, pesquisador da Embrapa Trigo, que participou da live. Ele destaca que "o triticale é uma alternativa com custos semelhantes ao milho na alimentação animal, que pode ser ofertada através de ração ou forragens com excelentes resultados".

Conforme estudos da Embrapa, é possível substituir o milho pelo triticale na ração de suínos em até 100% e para aves em até 85%. Na pecuária, 1kg de silagem de triticale pode produzir até 1,3 kg de leite.

Se você não assistiu ao webinar sobre triticale, assista, acessando o canal da Embrapa no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=iNAb4rhNnJE

Saiba mais: www.embrapa.br/trigo..

 

Para mais informações: www.paranacooperativo.coop.br / App Paraná Cooperativo

 



baixar icon

Conteúdos Relacionados