Terminais paraguaios escoam até safra brasileira

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Se as rodovias ainda precisam de investimento, as hidrovias do Paraguai fazem inveja a muitos países com potencial semelhante, como o Brasil. Com uma rede de 35 terminais de grãos – 24 no Rio Paraguai e 11 no Rio Paraná –, e mais 12 em construção, o país exporta 96% do que produz pelos rios, são 9,1 milhões de toneladas. O transporte é feito em 3 mil barcaças, a terceira maior frota do mundo, que tem capacidade de transportar/armazenar até 24 mil toneladas, cada.

A Expedição Safra esteve recentemente no terminal da South American River Company (Sarcom), em Concepción, cidade que tem três portos. O terminal, o maior da região, recebeu um aporte de US$ 50 milhões nos últimos dois anos para novos investimentos em infraestrutura.

Gabriel Azevedo, integrante da Expedição, diz que, atualmente, o terminal transporta 300 mil toneladas de soja, 150 mil de milho e 20 mil de açúcar por ano. No caso do último, boa parte vem do Brasil, principalmente do Mato Grosso do Sul, que não tem espaço no Porto de Santos. Ainda segundo Gabriel, o objetivo é ampliar a capacidade de embarque do porto e trabalhar com o mercado internacional, principalmente com o Brasil.



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