Seminário virtual abordou o passado, o presente e o futuro da Lei Geral do Cooperativismo

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O "Seminário Virtual Lei 5.764/71: Passado, Presente e Futuro", promovido pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), comemorou em 13/12, os 50 anos da Lei Geral do Cooperativismo. Promulgada em 16 de dezembro de 1971, a norma foi responsável por fortalecer a identidade cooperativa no Direito brasileiro ao atribuir natureza jurídica própria às sociedades dessa natureza e se tornou referência por suas características no mundo todo.

Paulo de Tarso Sanseverino, Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), fez um resgate histórico sobre a importância da norma para a consolidação do Direito Cooperativo. Heleno Torres, Professor Titular de Direito Financeiro da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), entusiasta e apoiador do Cooperativismo, abordou características da Lei que precisam ser continuadamente defendidas. O Doutor em Direito, com carreira focada em sociedades cooperativas, Pesquisador e membro do Comitê Jurídico das Cooperativas das Américas (ACI Américas), Mário De Conto, tratou das perspectivas futuras do Cooperativismo e alterações que a Lei 5.764 já sofreu e ainda pode vir a sofrer para tornar a atuação do setor ainda mais qualificada e efetiva.

Responsável pela abertura do seminário, o Presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, fez questão de ressaltar que o Cooperativismo não é responsável apenas por uma movimentação financeira significativa, na ordem de R$ 400 Bilhões/ano. É mais do que isso.

Você pode acompanhar as lives do seminário na íntegra, acessando o canal do Sistema OCB no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=lrY3Ej69Z5o

https://www.youtube.com/watch?v=2MSJiTkTgPs

Para mais informações: www.paranacooperativo.coop.br / App Paraná Cooperativo



baixar icon

 

 

Conteúdos Relacionados