Seminário reúne procuradores, governo e técnicos para debater produção de fertilizantes no Brasil

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A produção nacional de fertilizantes e seus impactos econômicos, ambientais e sociais foram tema de reunião de trabalho promovida pelo Ministério Público Federal (MPF), em 04/05. O Ministro da Agricultura, Marcos Montes, esteve na abertura do encontro. Segundo ele, o seminário foi um passo importante para que o Brasil possa continuar produzindo alimentos para o país e para o mundo.

Marcos Montes também pontuou que a crise entre a Rússia e a Ucrânia é uma oportunidade para o Brasil diminuir sua dependência de fertilizantes importados. Ele explicou que o Plano Nacional de Fertilizantes, lançado recentemente pelo governo, mostrou uma visão clara sobre o tema.

Quarto maior consumidor de fertilizantes do mundo, o Brasil encabeça a lista de países importadores. Cerca de 85% dos fertilizantes utilizados nacionalmente são importados, o que coloca os fertilizantes em segundo lugar na pauta da balança comercial de importações, atrás somente de óleo e gás.

Com as sanções à Bielorússia e, mais recentemente, com o conflito entre Rússia e Ucrânia, a oferta de fertilizantes é tema de discussões de como reduzir a dependência brasileira desses produtos essenciais à produção rural. Atualmente, os fertilizantes representam 40% do custo de produção ao profissional do campo e, por isso, novas cadeias devem ser incentivadas a partir de tecnologia e inovação.

Para mais informações: www.paranacooperativo.coop.br / App Paraná Cooperativo
Com informações do Ministério da Agricultura.
https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/noticias/seminario-reune-procuradores-governo-e-tecnicos-para-debater-producao-de-fertilizantes-no-brasil-1



baixar icon

 

 

Conteúdos Relacionados