Secretário destaca celeridade de obras previstas em novo modelo de concessão de rodovias

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Os traçados previstos no novo modelo de concessão de rodovias no Paraná estão divididos em seis lotes, mas com desenhos diferentes do atual, com a inclusão de rodovias que não estavam contempladas até então, como a PR-323, no Noroeste, a PR-280, no Sudoeste, e a PR-092, no Norte Pioneiro. A malha desenhada atende grande parte do setor produtivo do Estado.

O Secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, diz o que o Governo do Estado acha do novo modelo. Ele faz um comentário especial sobre as obras previstas e suas execuções.

A nova modelagem de concessão de rodovias paranaenses foi apresentada nesta segunda-feira em reunião com representantes do Ministério da Infraestrutura, Governo do Paraná, deputados federais e representantes do G7, o grupo que reúne as maiores entidades do setor produtivo do Estado.

Pelo projeto elaborado pela Empresa de Planejamento e Logística (EPL), os valores pagos pelos usuários serão de 25% a 67% menores, dependendo da praça. Os descontos podem ser ainda maiores para os usuários frequentes e para aqueles que aderirem à cobrança automática. As audiências públicas para discutir a modelagem com toda a sociedade iniciam no dia 2 de fevereiro, com acesso online pelo site da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), e também presencialmente. Os cronogramas para os encontros nas principais cidades serão divulgados na mesma data. Assim que as audiências forem finalizadas e o projeto ajustado, ele passará pela análise do Tribunal de Contas da União (TCU), para então ir a leilão na Bolsa de Valores (B3).

As novas concessões têm validade de 30 anos, sendo que os atuais contratos vencem em 27 de novembro. O projeto de concessão é composto por um modelo híbrido, com menor tarifa de pedágio, seguido de maior valor de outorga. A expectativa do Ministério é que o leilão ocorra até o final do ano.

Para mais informações: www.paranacooperativo.coop.br / App Paraná Cooperativo



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