Rally Cocamar: solo bem protegido não tem ervas e nem danos com as chuvas

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A equipe do Rally Cocamar de Produtividade abriu em 29/09 a sua oitava temporada consecutiva, deslocando-se a Floresta, no entorno de Maringá, onde a semeadura da safra de soja 2022/23 deve ser retomada neste sábado (1º/10). Até o momento, segundo a unidade local da Cocamar, cerca de 10% da área prevista estão semeados. Os trabalhos foram interrompidos no início da semana devido às chuvas.

Em geral, precipitações mais intensas causam danos à camada superficial do solo desprotegido e a chegada da primavera/verão propicia o surgimento de ervas de difícil controle, como a buva e o capim amargoso.

Tendo como objetivo identificar boas práticas agrícolas, o Rally foi até uma das áreas do cooperado Luiz Alberto Palaro que, há anos, investe na proteção do solo com aveia. A espessa palhada da cultura, que foi semeada no começo de maio – após a colheita do milho de inverno – e tem ciclo de 120 dias, permite um manejo sustentável do solo e gera economia para o produtor.

Segundo Palaro, que é assistido pelo engenheiro agrônomo Fernando Fabris, da unidade da Cocamar em Floresta, ele deixa de gastar ao menos R$ 2 mil por alqueire com o preparo, sem contar a despesa com combustível.
Saiba mais: www.cocamar.com.br

Para mais informações: www.paranacooperativo.coop.br

APP PrCoop News

Siga @sistemaocepar: Instagram – Facebook – Twitter – LinkedIn – YouTube – Flickr



baixar icon

 

 

Conteúdos Relacionados