Programa fortalece coops da agricultura familiar para se tornarem cada vez mais competitivas

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

As ações do Governo do Paraná estão mudando a realidade de pequenas cooperativas e associações agrícolas do Estado. É o caso da Coacipar (Cooperativa de Agricultura Familiar e Solidária do Paraná), de Paranavaí. Beneficiada por linhas de crédito do BRDE e pelo programa "Coopera Paraná", a Coacipar ergueu uma planta industrial na cidade, avança no mercado interno com marca própria de suco de laranja e chega a cada vez mais países na Europa com os galões de polpa da fruta.
Em passagem pela Região Noroeste, o Governador Ratinho Junior visitou a sede da cooperativa.

A Coacipar é formada por 56 cooperados, e conta com 45 funcionários durante a maior parte do ano. Número que salta para mais de 120 no período da colheita. Segundo o Presidente da coop, Ederson Colussi, o primeiro contrato com o "Coopera Paraná", de 380 mil reais, ajudou a renovar o maquinário. Processo que terá continuidade neste ano.

O programa "Coopera Paraná", organizado e coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, tem, entre seus objetivos, o fortalecimento das organizações da agricultura familiar para se tornarem cada vez mais instrumentos de melhoria da competitividade e da renda, conforme explicou o secretário Norberto Ortigara.

Para mais informações: www.paranacooperativo.coop.br / App Paraná Cooperativo

Com informações do Repórter Wyllian Soppa, da Agência Estadual de Notícias do Paraná.
https://www.aen.pr.gov.br/Audio/Apoio-do-Estado-muda-realidade-de-cooperativa-familiar-do-Noroeste-do-Parana



baixar icon

 

 

Conteúdos Relacionados