Produtores rurais devem ficar atentos à emissão da NFP-e; nova exigência entra em vigor dia 03/02
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Produtores rurais que tiveram receita bruta acima de R$ 360 mil em 2023 ou 2024 em operações internas deverão emitir a versão eletrônica da Nota Fiscal do Produtor Rural (NFP-e) a partir do dia 3 de fevereiro. A regra também vale para as operações interestaduais, independentemente do valor. Para as demais operações praticadas por produtores rurais, o uso da nota eletrônica será obrigatório somente a partir de 5 de janeiro de 2026.
A decisão foi tomada durante a reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) realizada em Foz do Iguaçu no início de dezembro/2024 e publicada depois no Diário Oficial da União. Em consulta feita pelo Sistema Ocepar, o Governo do Estado do Paraná confirmou que irá seguir a determinação do Confaz.
A NFP-e é um documento exclusivamente digital, emitido e armazenado eletronicamente, destinado a registrar transações que envolvam a circulação de mercadorias para fins fiscais. Ao substituir o documento em papel, a NFP-e (modelo 55) possui as mesmas atribuições e validade jurídica que a Nota Fiscal de Produtor (modelo 4), que será gradualmente substituída pelo ambiente eletrônico.
Desde 1º de janeiro de 2021, os produtores rurais com faturamento anual superior a R$ 200 mil já estavam obrigados a utilizar a NFP-e em operações interestaduais. A partir de 2025, porém, essa obrigatoriedade se estenderá para todas as operações, tanto internas quanto interestaduais, independente do valor em questão.
Quer saber mais? www.paranacooperativo.coop.br
APP PrCoop News
Siga nas redes sociais: @sistemaocepar