Produtores de soja economizam 50% na aplicação de inseticidas
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Nos últimos 10 anos, os produtores do Paraná, que adotam o Manejo Integrado de Pragas (MIP) na cultura da soja, estão conseguindo reduzir, em média, 50% nas aplicações com inseticidas. Este é um dos resultados surpreendentes que a Embrapa Soja e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) observaram em lavouras comerciais de soja que adotam as boas práticas agrícolas. As informações estão apresentadas na recém-lançada publicação "Resultados do Manejo Integrado de Pragas da Soja na Safra 2022/2023".
O MIP Soja é recomendado desde os anos 70, porém, nos últimos dez anos, foram sistematicamente acompanhadas 1.639 lavouras que adotaram as estratégias preconizadas pelo MIP. Essas lavouras conseguiram reduzir de 3,6 para 1,7 o número de aplicações de inseticidas. Ouça o depoimento do produtor Vilson Wickert, de Medianeira, em entrevista concedida ao canal da Embrapa Soja no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=y5E66NnIUyc
Além do MIP, vêm sendo avaliadas outras práticas agrícolas: Manejo Integrado de Doenças e Coinoculação. A partir da safra 23/24, o programa se ampliará com a introdução de mais um protocolo para avaliar as boas práticas no manejo integrado de plantas daninhas e manejo de solo.
Mais informações www.paranacooperativo.coop.br
Baixe aqui o "APP PrCoop News"
Siga @sistemaocepar: Instagram – Facebook – Twitter – LinkedIn – YouTube – Flickr
![]() |