Produção de cevada cresce no Paraná para atender mercado cervejeiro

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A maior parte da produção comercial de cevada no Paraná tem sido exclusivamente para consumo na indústria cervejeira. O Estado lidera a produção brasileira do grão, sendo responsável por 60% das toneladas nacionais. A expectativa é que a área cultivada triplique nos próximos 5 anos, especialmente com a instalação da Maltaria Campos Gerais, prevista para operar a partir de outubro de 2023. O empreendimento é uma parceria das cooperativas Agrária, Bom Jesus, Capal, Coopagrícola, Frísia e Castrolanda.
E se engana quem pensa que a cevada, um cereal de inverno, existe para concorrer com o trigo, afirma o Supervisor de Assistência Técnica da Castrolanda, Herbet Krupnishi.

O padrão de qualidade do grão da cevada é uma preocupação no campo. O engenheiro agrônomo Roney Smolarek lembra que uma portaria do Ministério da Agricultura estabelece alguns requisitos para a indústria da cerveja.

Esses requisitos, segundo Smolarek, são os principais motivos para que cooperativas optem por utilizar medidores de umidade de grãos.

E o que é fundamental no processo de secagem do grão? O agrônomo explica.

Para mais informações: www.paranacooperativo.coop.br

APP PrCoop News

Siga @sistemaocepar: Instagram – Facebook – Twitter – LinkedIn – YouTube – Flickr



baixar icon

 

 

Conteúdos Relacionados