Prevenção gera economia e mantém equipamentos em dia em cooperativa

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Um projeto de manutenção preventiva de máquinas e equipamentos e de aperfeiçoamento técnico de operadores apresenta bons resultados na Coopavel. O principal deles é a redução, nas unidades nas quais ele já ocorre, de 50% de custos na comparação do que foi destinado a reparos em geral nos quatro primeiros meses de 2020 em comparação com igual período de 2021.

Ao mesmo tempo em que a prevenção gera economia, essa lógica de trabalho mantém os equipamentos em dia, diminui problemas e imprevistos e valoriza ainda mais os colaboradores, conta o Supervisor Operacional Regional da Coopavel, Carlos Aparecido Faria, que responde por Corbélia e outras sete filiais.

O treinamento mais recente foi na área de soldagem, que integra um projeto maior de manutenção autônoma com três módulos. São 24 horas de capacitação, 16 delas práticas e 8 teóricas. Cada turma é formada por 16 pessoas. A capacitação ocorre em parceria da Unicoop (Universidade Coopavel) com o Sescoop, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo. Três turmas já frequentaram o curso.

O método foi desenvolvido por Carlos Faria em parceria com Ademiro Rocha, que por dez anos atuou no Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e atualmente é um dos professores do curso de Engenharia Mecânica da Univel.

Um dos cuidados observados no início de cada módulo é com a segurança e as normas técnicas recomendadas, afirma Carlos.

Saiba mais: www.coopavel.com.br

Para mais informações: www.paranacooperativo.coop.br / App Paraná Cooperativo



baixar icon

Conteúdos Relacionados