Presidente da COOENFPR comenta aprovação de projeto que cria piso salarial da enfermagem

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Câmara dos Deputados aprovou em 04/05, por 449 votos a 12, a criação do piso salarial de enfermeiros, técnicos de enfermagem e parteiras (PL 2564/20). Em entrevista à Rádio Paraná Cooperativo, a Presidente da COOENFPR (Cooperativa de Trabalho de Enfermagem do Paraná), Quitéria Antunes, comentou a aprovação da matéria.

A proposta deve seguir para sanção presidencial, mas ainda depende de acordo sobre fontes de financiamento. A relatora foi a deputada catarinense Carmen Zanotto. A deputada informou que o piso salarial somente irá à sanção presidencial após a votação da PEC 122/15, do Senado, que proíbe a União de criar despesas aos demais entes federativos sem prever a transferência de recursos para o custeio.

O projeto aprovado pelos deputados define como salário mínimo inicial para os enfermeiros o valor de R$ 4.750, a ser pago nacionalmente pelos serviços de saúde públicos e privados. Nos demais casos, haverá proporcionalidade: 70% do piso dos enfermeiros para os técnicos de enfermagem; e 50% para os auxiliares de enfermagem e as parteiras.

Para mais informações: www.paranacooperativo.coop.br / App Paraná Cooperativo



baixar icon

 

 

Conteúdos Relacionados