Presidente da Adapar destaca participação de entidades como a Ocepar na conquista de Área Livre de Vacinação contra Febre Aftosa por parte do Paraná

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O Presidente da Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná), Otamir Cesar Martins, classificou a aceitação do pedido de retirada da vacinação contra a Febre Aftosa como uma grande vitória para o Paraná em relação à questão sanitária. E destacou a participação de várias entidades, como a Ocepar, que foram responsáveis por ações junto ao Governo Estadual, em 2011, que resultou na criação da própria Adapar, atualmente reconhecida como a melhor agência de Vigilância Sanitária do Brasil.

O Paraná obteve autorização do Ministério da Agricultura para antecipar a suspensão da vacinação contra a Febre Aftosa do rebanho bovino a partir deste mês de maio, quando ocorre a última imunização do gado no Estado. Esta autorização teve o aval do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A aprovação do pedido ocorreu durante a realização da 2ª Reunião do Bloco V do Plano Estratégico do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA), ocorrida nestas quarta e quinta-feira no auditório do Sistema Ocepar, em Curitiba.

Pelo cronograma, a autorização ocorreria no primeiro semestre de 2021. A mudança de status para Área Livre de Aftosa sem Vacinação será oficializada em setembro, quando o Mapa publicar Ato Normativo de reconhecimento da condição do Paraná. O próximo passo é preparar o Paraná para a auditoria internacional em 2021, junto à OIE (Organização Mundial da Saúde Animal).



baixar icon

Conteúdos Relacionados