PR obtém reconhecimento de equivalência e adesão ao Sisbi-PEC - Aprovada isenção do IPI na compra de caminhonetes por produtor rural - Lei institui política de empreendedorismo para jovens no campo

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Paraná obtém reconhecimento de sua equivalência e adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Insumos Pecuários (Sisbi-PEC)
Em 01/09, o Ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro, e o Superintendente de Agricultura e Pecuária no Estado do Paraná, Cleverson Freitas, entregaram ao Diretor-Presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Otamir Cesar Martins, o Certificado de Equivalência para adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Insumos Pecuários – (SISBI-PEC), concedido pelo Mapa ao Serviço Veterinário Oficial do Paraná. O reconhecimento da equivalência consta na Portaria SDA/MAPA n° 873, de 14 de agosto de 2023, publicada em Diário Oficial no dia 17 de agosto de 2023.O Sisbi-PEC faz parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) e busca padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção e fiscalização de insumos pecuários, executados pelos entes partícipes do sistema, para assegurar a inocuidade, a identidade e a qualidade dos insumos utilizados na pecuária brasileira. Com a adesão, o serviço oficial amplia sua capilaridade e capacidade de fiscalização, e a Adapar tem o serviço desenvolvido no Programa de Fiscalização do Comércio de Produtos Veterinários habilitado para a execução das atividades de inspeção e fiscalização do comércio de insumos pecuários, para a atividade delegada de fiscalização de produtos de uso veterinário, e também possibilita a realização de convênios para obtenção de recursos para fortalecimento da atividade no estado do Paraná.

Com informações do Ministério da Agricultura.

https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/noticias/parana-obtem-reconhecimento-de-sua-equivalencia-e-adesao-ao-sistema-brasileiro-de-inspecao-de-insumos-pecuarios-sisbi-pec

Comissão aprova isenção do IPI na compra de caminhonetes por produtor rural
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira (5) o projeto de lei (PL) 2.966/2019, que isenta do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) a compra de caminhonetes por produtores rurais que sejam pessoas físicas. O texto segue para a Câmara dos Deputados, se não houver recurso para votação em Plenário. A matéria isenta do IPI os veículos de transporte de carga — caminhonetes — adquiridos por produtores rurais. A proposta havia sido aprovada em 2019 pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA).

Com informações da Agência Senado.

https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2023/09/05/comissao-aprova-isencao-do-ipi-na-compra-de-caminhonetes-por-produtor-rural

Lei institui política de empreendedorismo para jovens no campo
Com a meta de preparar os jovens com idade entre 15 e 29 anos para se tornarem agentes de desenvolvimento rural, a Lei 14.666 instituiu a Política Nacional de Estímulo ao Empreendedorismo do Jovem do Campo (PNEEJC). A nova política tem como base a educação empreendedora e a difusão de tecnologias e inovações no meio rural como principais ferramentas para o desenvolvimento sustentável, competitividade econômica e fixação do jovem no campo.
As ações foram estruturadas em quatro eixos: educação empreendedora, capacitação técnica, acesso ao crédito e difusão de tecnologias no meio rural.

Com informações da Agência Brasil.

https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-09/lei-institui-politica-de-empreendedorismo-para-jovens-no-campo

Para mais informações: www.paranacooperativo.coop.br

Baixe o "APP PrCoop News"

Siga @sistemaocepar: Instagram – Facebook – Twitter – LinkedIn – YouTube – Flickr



baixar icon

 

 

Conteúdos Relacionados