Porto de Paranaguá começa a receber milho de importação, mas para consumo humano

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

No Porto de Paranaguá, o navio Aurora SB está atracado para descarregar 35.279 toneladas de milho. Importado da Argentina, o cereal, que costuma ser exportado pelos terminais paranaenses, vai abastecer o mercado interno, em especial a indústria de amidos, base para alguns produtos alimentícios humanos. Este é o primeiro de quatro navios já esperados com milho para desembarque no porto do Paraná nos próximos meses.

Com previsão de quebra na segunda safra do produto, outras importações devem acontecer até o final do ano. Segundo o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, pelos relatórios e divulgações oficiais sobre o desenvolvimento da lavoura de milho, existe uma frustração em relação à safra para o segundo semestre, o que deve ainda reduzir a oferta de milho para exportação. De acordo com o diretor, esta não é a primeira vez que o Porto de Paranaguá recebe milho de importação.

O secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, destacou que o Brasil é um grande produtor de milho, inclusive com duas safras anuais do produto, o que poucos lugares do mundo têm condição de fazer. Mas, de acordo com Ortigara, a segunda safra sofreu problemas no Paraná, assim como em alguns dos principais estados produtores.

Apesar dos relatórios da Companhia Nacional de Abastecimento já apontarem para uma perda significativa, o País segue sendo grande exportador, mantendo a perspectiva de vender 35 milhões de toneladas de milho este ano.

Com informações do Repórter Sérgio Aguiar, da Agência Estadual de Notícias do Paraná.



baixar icon

Conteúdos Relacionados