Plenário do Senado aprova projeto que reorganiza sistema de cooperativas de crédito

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O Plenário do Senado aprovou, por unanimidade, em 13/07, o projeto que reorganiza o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (PLP 27/2020). A proposta, que já havia sido aprovada pela Comissão de Assuntos Econômicos, permite que as cooperativas usem linhas de crédito financiadas por recursos públicos para garantir os empréstimos e cria novas regras para captação de recursos, organização e distribuição das sobras, permitindo o pagamento de bônus e prêmios para atrair novos associados.
Cooperativas de crédito são organizações sem fins lucrativos que oferecem serviços financeiros para seus associados a custo mais baixo do que os encontrados nos bancos, como conta corrente, cartões de crédito, investimentos e empréstimos. Os ganhos, chamados de sobras, e não lucros, são repartidos entre os sócios de acordo com a quantidade de quotas que eles têm.
O senador Confúcio Moura, de Rondônia, lembrou que as cooperativas atendem principalmente a micro e pequenas empresas e produtores rurais, que não têm condições de arcar com as taxas das grandes instituições financeiras.

O senador Vanderlan, de Goiás, foi quem conduziu as discussões do projeto na Casa. Na Câmara, a matéria havia sido relatada pelo Deputado Evair de Melo, do ES, Presidente da Frencoop. A proposta agora vai à sanção presidencial.

Para mais informações: www.paranacooperativo.coop.br
Baixe o App Paraná Cooperativo News
Siga no Facebook - Instagram - Twitter - Linkedin - Flickr - YouTube: @sistemaocepar
Com informações da Rádio Senado.



baixar icon

 

 

Conteúdos Relacionados