Pesquisa analisa opções para controle da mancha branca do milho
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Um artigo recentemente publicado no conceituado periódico científico internacional "Crop Protection" apresenta o mais amplo panorama já realizado no Brasil sobre o controle da mancha branca do milho. O trabalho abrange quase 90 ensaios de campo conduzidos durante nove anos (2016 a 2024) e oferece informações seguras para definir estratégias de combate à doença.
De acordo com diferentes estudos, a mancha branca, no Brasil, é associada a dois possíveis agentes causais — a bactéria Pantoea ananatis e o fungo Phaeosphaeria maydis — e se espalha com facilidade nas áreas de cultivo. Independentemente do agente, o resultado é o mesmo: provoca lesões nas folhas, prejudica a fotossíntese das plantas e, por fim, reduz a quantidade, tamanho e peso dos grãos.
É uma das principais doenças foliares do milho no bioma Mata Atlântica brasileiro, afirma Adriano de Paiva Custódio, Pesquisador do IDR-Paraná e coordenador do estudo. Esse e outros desafios da cadeia produtiva do milho na segunda safra compõem a programação do "XVIII Seminário Nacional de Milho Safrinha", encontro que será realizado pelo IDR-Paraná de 09 a 11/09, em Londrina/PR. O próprio Adriano Custódio é quem faz o convite.
O evento, referência nacional no debate de tecnologias e inovações da cultura, é uma promoção da ABMS (Associação Brasileira de Milho e Sorgo) e deve reunir cerca de 500 participantes, entre técnicos, pesquisadores, professores, estudantes e agricultores.
Acesse o site: www.abms.org.br/snms2025
Quer saber mais? www.paranacooperativo.coop.br
APP PrCoop News
Siga: @sistemaocepar