Para Presidente do Sistema Ocepar, audiência na Assembleia sobre Aftosa foi uma data histórica

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) reuniu, dia 28/08, em Curitiba, cerca de dois mil produtores rurais. Organizada pelo deputado Antônio Anibelli Neto, presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Alep, a audiência teve como objetivo discutir as ações do Estado para obtenção do status de área livre de febre aftosa sem vacinação e os benefícios dessa medida para o agronegócio paranaense.

A audiência foi a última de uma série realizada pelo PR, com o apoio de entidades representativas. Entre as autoridades e lideranças do setor, estava o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken. Para Ricken, a audiência foi um dia histórico.

Ainda segundo o Presidente do Sistema Ocepar, os produtores estão preparadíssimos para encarar o desafio de exportar mais com o novo status.

A expectativa é que, em setembro, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento formalize o status do Paraná de área livre de febre aftosa e que, em maio de 2021, a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) faça o reconhecimento dessa condição. Para cumprir a última exigência do Mapa, o secretário Ortigara anunciou nesta quarta que o governo do Paraná vai abrir um concurso público para a contratação de 30 médicos veterinários e 50 técnicos agrícolas.



baixar icon

Conteúdos Relacionados