Micotoxinas: saiba como combatê-las na nutrição animal

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A presença de micotoxinas, substâncias químicas tóxicas produzidas por fungos, nas rações animais está diretamente ligada à queda de produtividade do animal e rentabilidade do produtor rural. Isso porque os alimentos, muitas vezes, estão contaminados com mais de uma variedade de micotoxinas que, juntas, afetam diretamente a saúde dos rebanhos, levando ao baixo ganho de peso, piora na conversão alimentar, diminuição do consumo pelo animal, podendo levar até a morte.

Segundo o Médico Veterinário Maurício Rocha, a cadeia produtiva animal já possui essa consciência, no entanto, a busca por redução de custos pode, na verdade, gerar um prejuízo ainda maior.

A orientação do especialista é ir além de uma escolha de análises mais completas de grãos, mas gerar integração entre eles e boas práticas de produção de alimento para animais.

Para auxiliar no combate a micotoxinas, Maurício Rocha também lembra que a aplicação de adsorventes nas rações é aliada do produtor. Mas na hora de escolher a solução é importante ter alguns conhecimentos, a começar por saber quais micotoxinas estão presentes no alimento.



baixar icon

 

 

Conteúdos Relacionados