Mesmo irregulares, expectativa é que chuvas ocorram em momentos importantes para garantir boa safra

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A expectativa de produção para a safra paranaense de verão 20/21 aponta para um volume de 24 milhões e 400 mil toneladas de grãos. A área plantada deve ocupar mais de 6 milhões de hectares, segundo relatório mensal do Departamento de Economia Rural, Deral, da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, divulgado nesta sexta-feira. O relatório mostra ainda que a produção de trigo apresenta um recuo em relação às expectativas iniciais, mas ainda assim será a maior produção no Estado nos últimos três anos.

Com a concretização de um volume de 3 milhões e 100 mil toneladas de trigo, a safra total de grãos do Paraná, no período 2019/20 está sendo finalizada, devendo atingir um volume total de 40 milhões e 650 mil toneladas, 13% a mais que o período anterior.

Apesar de ainda irregulares, as chuvas que ocorreram no Estado nas últimas semanas contribuíram com a recuperação do plantio da safra de grãos de verão 2020/21 que estava bastante atrasado. Houve recuperação no plantio de soja, milho, feijão e também foi a acelerada a colheita do trigo, que está em processo de finalização. Segundo o economista do Deral, Marcelo Garrido, com a volta das chuvas, mesmo que irregulares, houve recuperação no plantio de soja que avançou para 61% da área prevista, correspondendo a um total de 3 milhões e 400 mil hectares.

Ele ressalta que chuvas irregulares é uma das principais características do fenômeno climático La Niña, mas a expectativa é que elas ocorram em momentos importantes do ciclo para garantir uma boa safra. As regiões mais afetadas pelo clima foram o Oeste e Sudoeste do Estado, que plantam a soja antes.

De acordo com Marcelo Garrido, o clima deste ano está muito semelhante ao ano passado quando houve uma estiagem no início do plantio e depois o volume de chuvas foi bom e recuperou o plantio, garantindo um bom desenvolvimento das lavouras e o resultado foi o maior nível de produtividade da soja em relação a anos anteriores.

Para mais informações: www.paranacooperativo.coop.br / App Paraná Cooperativo

Com informações da repórter Amanda Laynes, da Agência Estadual de Notícias do Paraná.



baixar icon

Conteúdos Relacionados