Manejo biológico do solo contribui para aumento de produtividade em 4 sacas/ha

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Os produtores de soja que já se planejam para a próxima safra devem ter como foco principal a construção de um solo equilibrado em seus aspectos físicos, químicos e biológicos. Isso porque a cultura se desenvolve com melhor potencial produtivo quando a formação do sistema radicular ganha atenção adequada. Trabalhos conduzidos em estações de pesquisa de Passo Fundo (RS) e Rio Verde (GO) apontaram um aumento em 4 sacas por hectare (ha) nas lavouras onde foram utilizados extratos fermentados e nutrientes capazes de promover a atividade microbiana do solo.

Segundo o Especialista Vinicius Abe, o que mais chamou a atenção no estudo é que mesmo em diferentes regiões e tipos de solo, o manejo biológico conseguiu comprovar seus benefícios.

Ainda segundo Vinicius Abe, o planejamento da cultura deve também contemplar a escolha de cultivares adequadas a cada região.

Todo esse preparo é capaz de diminuir os efeitos externos que podem impactar na produtividade da cultura, como, por exemplo, fatores climáticos, diz Vinicius Abe.

Para mais informações: www.paranacooperativo.coop.br / App Paraná Cooperativo



baixar icon

Conteúdos Relacionados