Laboratório da Adapar conquista credenciamento para diagnosticar doenças de sanidade avícola
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O Centro de Diagnóstico Marcos Enrietti, CDME, da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, Adapar, é o terceiro laboratório do Brasil a ser credenciado junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para o diagnóstico de Influenza A e doença de Newcastle, a peste aviária, pela técnica de PCR em Tempo Real.
A unidade, que já é referência nacional, agora se junta ao Centro de Diagnóstico em Saúde Animal, de Santa Catarina, e ao Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio Avícola, do Instituto Biológico de São Paulo, no grupo dos únicos laboratórios fora do Ministério autorizados a fazer esse tipo de exame.
O Paraná é livre de ambas as doenças e o último registro da doença de Newcastle no Brasil aconteceu em 2006. No entanto, o protocolo de sanidade exige acompanhamento constante dos plantéis e notificação obrigatória quando um produtor identifica sinais digestivos, respiratórios e nervosos nos animais. O gerente de Laboratórios da Adapar, Rubens de Oliveira, destaca a importância do credenciamento para diagnóstico das doenças.
Com informações do Repórter Felippe Salles, da Agência Estadual de Notícias do Paraná.
www.aen.pr.gov.br/Audio/Laboratorio-da-Adapar-e-credenciado-para-diagnostico-de-Influenza-Aviaria-e-doenca-de
![]() |