Investir em debêntures traz vantagens, mas também riscos

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Estamos vivendo um momento da economia em que a taxa básica de juros se encontra em patamares muito baixos, e vários produtos financeiros são trazidos aos noticiários como alternativas de investimento. Um que vem sendo bastante comentado atualmente são as debêntures, um dos papéis mais antigos comercializados pelo mercado.

Basicamente, a debênture é um papel em que o investidor empresta seu dinheiro para uma empresa. Toda empresa constituída sobre a forma de sociedade por ações, as famosas S.As., tanto de capital aberto quanto fechado (excetos as ligadas a conglomerados financeiros), podem emitir este tipo de título a fim de captarem dinheiro, que pode ser utilizado para os mais variados fins. É a própria empresa emissora que determina o quanto de juros está disposta a pagar, podendo ser em taxa pré ou pós fixada ou ainda mista, e em qual prazo e periodicidade que irá fazer, podendo o tempo total variar de 2 a até mais de 10 anos. O investidor que compra este papel passa a ser credor desta empresa.

Investir em debêntures traz vantagens, mas também riscos. Quem explica direitinho isso pra gente é Rodrigo Martimiano da Rocha, Especialista em Planejamento Financeiro e Gerente da Agência Uniprime de Cornélio Procópio.

Saiba mais: www.uniprimebr.com.br

Para mais informações: www.paranacooperativo.coop.br / App Paraná Cooperativo



baixar icon

Conteúdos Relacionados