Investimentos de R$ 2,1 Bilhões irão modernizar rede de distribuição de energia rural do Paraná

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A partir de 2020, a Copel fará investimentos de R$ 2,1 bilhões no aumento de 25 mil quilômetros de redes trifásicas de energia em todo o Paraná, no lugar das monofásicas. É o Programa Paraná Trifásico, lançado em 29/10, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. O programa vai até 2025 e é o maior do Brasil.

Além de garantir energia de mais qualidade e com maior segurança, vai proporcionar o acesso do produtor rural à rede trifásica a um custo muito inferior ao atual, afirmou o Presidente da Copel, Daniel Slaviero.

O Secretário da Agricultura, Norberto Ortigara, comentou a importância do Paraná Trifásico para o agronegócio paranaense.

O Governador Ratinho Júnior afirmou que nesses 65 anos de história da Copel, é a segunda revolução que acontece no campo paranaense.

O Presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, falou na cerimônia de lançamento em nome do sistema cooperativista e do G7, grupo de entidades do setor produtivo. Ele parabenizou a Copel e o Governo pelo Programa Paraná Trifásico.

As novas redes de distribuição também vão permitir redundância no fornecimento de energia, pois, com o trifaseamento, haverá interligação entre elas. Isto é, redes que hoje estão próximas, porém não se "conversam", passarão a ser interligadas. Assim, se acabar a energia em uma ponta, a outra fornece o abastecimento. Em caso de desligamentos, os produtores rurais terão o restabelecimento da energia mais rápido.



baixar icon

Conteúdos Relacionados