Governo e outras instituições vão criar cooperativa de mulheres com foco em pinhão

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa e da Secretaria das Cidades, junto com outras instituições, como a Invest Paraná, o Conder, Consórcio Intermunicipal para Desenvolvimento Regional e a Embrapa Florestas, somou esforços para a instituição de uma cooperativa gerida por mulheres, em Inácio Martins, no Centro-Sul do Estado, dedicada ao processamento do pinhão.

Conhecida como a capital paranaense do pinhão, a cidade vai contar com investimento de um milhão e 98 mil reais da Secretaria das Cidades, assim como ações conjuntas com outros órgãos, para estimular o desenvolvimento econômico da região. Foram assinados em 04/07 os Protocolos de Intenções referentes às parcerias. A Secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, comentou que o projeto não será exclusivo da cidade, já que ele já nasce regionalizado.

De acordo com o prefeito de Inácio Martins, Junior Benato, a partir da coleta de dados foi constatado que o pinhão se destaca na produção da região.

Em 2023, foi firmado um Acordo de Cooperação com a Ocepar, Organização das Cooperativas do Estado do Paraná, com o intuito de orientar o fomento ao cooperativismo por meio de ações empreendedoras para as mulheres nos municípios do Paraná. Diogo Tavares, do Departamento de Relações Institucionais da Ocepar, disse que espera que a unidade de Inácio Martins seja a cooperativa 226 da entidade.

Com informações do repórter Gustavo Vaz, da Agência Estadual de Notícias do Paraná.
https://www.aen.pr.gov.br/Audio/Governo-soma-esforcos-para-criar-cooperativa-de-mulheres-para-producao-de-pinhao

Para mais informações www.paranacooperativo.coop.br

App Paraná Cooperativo News

Siga @sistemaocepar: Instagram – Facebook – Twitter – LinkedIn – YouTube – Flickr



 

Conteúdos Relacionados