Governo aprova redução de taxas de juros para setor cafeeiro

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

As taxas de juros com recursos do Funcafé (Fundo de Defesa da Economia Cafeeira) foram reduzidas e passam de 6% ao ano para 5,25% nas operações de custeio, comercialização e Financiamento para Aquisição de Café (Fac) para cooperativas; de 7,5% para 6,75% para capital de giro para indústrias e FAC para demais tomadores.

Também a remuneração do Funcafé sobre os empréstimos realizados pelas instituições financeiras passa de 3% para 2,25%. As novas taxas começaram a valer na sexta-feira (28/08). Os novos valores das taxas de juros para o setor cafeeiro foram definidos na quinta-feira (27/08) em reunião do Conselho Monetário Nacional, que aprovou a proposta encaminhada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A redução foi linear em 0,75 pontos percentuais, inclusive na remuneração do Fundo.

Essa redução, que foi aprovada pelo Conselho Deliberativo da Economia Cafeeira (CDPC), vem em sintonia com o ambiente de redução da taxa básica de juros da economia, trazendo para os produtores, cooperativas e industrias do café os benefícios desse novo cenário econômico, destaca o secretário de Política Agrícola do Mapa, César Halum.

Esse benefício certamente contribuirá para o fortalecimento da cadeia do café no Brasil com a oferta de crédito mais barato, comentou o diretor do Departamento de Comercialização e Abastecimento, Silvio Farnese.

Para mais informações: www.paranacooperativo.coop.br / App Paraná Cooperativo

Com informações do Ministério da Agricultura.



baixar icon

Conteúdos Relacionados