Giro Coop
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Treze estados e o Distrito Federal tiveram crescimento proporcional maior que o da economia brasileira em 2023. Desses, oito foram empurrados principalmente pela atividade agropecuária: Acre, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Goiás, Paraná, Roraima e Minas Gerais. Enquanto o Brasil viu o Produto Interno Bruto (PIB, conjunto de bens e serviços produzidos) crescer 3,2% em 2023, os estados impulsionados pelo agro apresentaram expansão de 3,4% a 14,7%. As informações são do Sistema de Contas Regionais, divulgado nesta sexta-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
***
Proposta de autoria do Tribunal de Justiça do Estado vai penalizar a sociedade, principalmente os setores produtivos. Esse assunto faz parte do Projeto de Lei (PL) 1016/2025, discutido na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) que a tornou constitucional e, agora, estará disponível para votação dos deputados estaduais no Plenário da Casa. Se aprovado, muitos dos segmentos do setor produtivo estadual terão suas custas cartoriais expressivamente oneradas, algo inconcebível em um país no qual a taxação compromete o crescimento econômico. Como integrante do G7, o Sistema Ocepar também é contrário ao aumento dos valores cobrados pelos cartórios. Uma das alternativas sugeridas pelo grupo é que a lei preveja a adoção de mecanismos de proporcionalidade e progressividade, com escalonamento das custas, para não penalizar o empresário paranaense.
***
A Coordenação de Relações Institucionais do Sistema Ocepar, vinculada à Gerência de Desenvolvimento Técnico (Getec), publicou, nesta sexta-feira (14/11), o Informe Semanal referente ao período de 10 a 14 de novembro. Entre os destaques, a Assembleia Legislativa e o Governo do Estado do Paraná concentraram esforços para atender as vítimas do tornado que atingiu Rio Bonito do Iguaçu. O boletim destaca ainda que o Senado discute prestação de serviços de comunicação por cooperativas e que a Assembleia Legislativa aprovou o Projeto de Lei sobre conectividade rural.
***
Quer saber mais? www.paranacooperativo.coop.br
Siga: @sistemaocepar