Giro COOP
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Demandas do cooperativismo de transporte no Paraná estarão em debate sexta-feira (22/11), na sede da Cooperativa Coopercaf, em Cafelândia, na Região Oeste, no fórum promovido pelo Sistema Ocepar. O evento será das 9h às 12h30. Será feito um levantamento das demandas e ações que devem ser priorizadas em 2025 e, ainda, das necessidades de treinamentos com apoio do Sescoop/PR. A adesão das cooperativas do ramo ao Programa "ESG+Coop" será outro ponto tratado no evento.
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Paraná (Sescoop/PR), assessorado pela Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino, Tecnologia e Cultura (Fapetec), abriu inscrições para profissionais com graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado e nível médio completos, para provimento de vagas e formação de cadastro reserva para trabalhar em Curitiba (PR). O contrato de trabalho é por prazo indeterminado, regido pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), com jornada de 40 horas semanais. As informações sobre salários e os benefícios podem ser consultadas no edital disponível no portal da Fapetec - www.fapetec.org. Lá, também devem ser feitas as inscrições, que vão até o dia 25 de novembro.
O Departamento de Psiquiatria da USP estima que 2 milhões de pessoas estão viciadas em jogos de azar no Brasil. Em 2023, o Banco Central contabilizou R$54 bilhões gastos em apostas online. Segundo o Instituto Locomotiva, 86% das pessoas que apostam possuem dívidas. Esses números mostram a importância de jogar de forma consciente e com responsabilidade.
O "Capacita Coop" te dá algumas dicas para manter a diversão sob controle:
👉 Defina um limite de tempo e dinheiro para jogar.
👉 Lembre-se: jogos são entretenimento, não uma fonte de renda.
👉 Se perceber que está difícil parar, procure ajuda.
A diversão saudável é aquela que não traz prejuízos à sua vida financeira ou emocional. Se decidir apostar, faça com consciência e se divirta de maneira responsável.
O prazo para atualização cadastral das cooperativas está chegando ao fim. Desde o início do ano, diversas cooperativas já realizaram o processo, mas as que ainda não tiveram a oportunidade têm até o dia 31 de dezembro para regularizar as informações, manter seus dados em conformidade e garantir o acesso contínuo aos serviços e soluções oferecidos pelo Sistema OCB.
Quer saber mais? www.paranacooperativo.coop.br
APP PrCoop News
Siga nas redes sociais: @sistemaocepar