Ex-Chefe da Casa Civil de FHC, Euclides Scalco morre aos 88 após contrair Covid

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O ex-chefe da Casa Civil e ex-presidente da Itaipu Binacional, Euclides Scalco, morreu nesta terça-feira, 16, aos 88 anos. Scalco estava com a saúde fragilizada, o que foi agravado pela covid-19.

Gaúcho nascido em Nova Prata, Scalco se formou em Farmacêutica e Bioquímica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS). Com 27 anos, mudou-se com sua esposa para Francisco Beltrão, no Sudoeste do Paraná, onde deu início a sua vida política.

Em 1995, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, assumiu a posição de diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu. Já em 1998, no segundo mandato presidencial de FHC, Scalco foi ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República. Ele também foi chefe da Casa Civil do Governo do Estado. Scalco foi fundador do MDB, na ditadura militar, deputado pelo Paraná por três legislaturas, integrante da Assembleia Nacional Constituinte que elaborou a Constituição de 1988. Foi também vereador e prefeito de Francisco Beltrão.

Euclides Scalco também ajudou a fundar o PSDB, no final dos Anos 80.

Para mais informações: www.paranacooperativo.coop.br / App Paraná Cooperativo



baixar icon

Conteúdos Relacionados