Estudo com participação paranaense aponta crescimento da agricultura sustentável no Brasil

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O agronegócio brasileiro vem se comprometendo cada vez mais com a adoção de práticas que poupam os recursos naturais e diminuem a emissão de carbono para a atmosfera. Essa é a conclusão do artigo Desenvolvimento da agricultura de baixo carbono no Brasil, publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, órgão vinculado ao Ministério da Economia. Tiago Santos Telles, pesquisador do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater, falou sobre a adoção de tecnologias que diminuem a emissão de gases de efeito estufa na agropecuária.

O estudo foi realizado com o objetivo de aferir o cumprimento das metas estabelecidas no Plano ABC, de 2010, e partiu da reunião e análise de dados do IBGE, Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, ligado à Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz; Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Embrapa, Projeto de Mapeamento Anual da Cobertura e Uso do Solo no Brasil e do Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa. Tiago Santos Telles também lembrou dos desafios identificados com a pesquisa.

O Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas para a Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura, ou simplesmente Plano ABC, foi elaborado em 2010 como parte da Política Nacional sobre Mudança do Clima. Telles fala sobre este plano. 

Com informações do Jornalista Sérgio Aguiar, da Agência Estadual de Notícias do Paraná.

Para mais informações: www.paranacooperativo.coop.br / App Paraná Cooperativo

 



baixar icon

Conteúdos Relacionados