Entidades e cooperativa reafirmam compromisso e cuidado com o combate ao coronavírus e a qualidade dos seus produtos

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) emitiu uma Nota Oficial em que informa que o setor produtivo está analisando as informações de possível detecção de traços de coronavírus em embalagem de produto de origem brasileira, feita por autoridades municipais de Shenzen, na China. Diz a ABPA que ainda não está claro em que momento houve a eventual contaminação da embalagem, e se ocorreu durante o processo de transporte de exportação. A ABPA reitera que não há evidências científicas de que a carne seja transmissora do vírus, conforme ressaltam a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

***

A Associação Catarinense de Avicultura (Acav) representando o setor agroindustrial de produção de aves, também emitiu Nota Oficial dizendo que o Brasil é um país de excelência na produção de proteína animal no mundo, seja pelo aspecto de sanidade, seja pela segurança dos processos produtivos, auditados reiteradamente por mais de 150 países para os quais o produto é exportado.

***

A Cooperativa Central Aurora Alimentos, com sede em Chapecó/SC, vem a público se posicionar em virtude das informações divulgadas, via imprensa, de que a embalagem de frango congelado contaminada teria origem em indústria de sua propriedade. A cooperativa salienta também, que o seu processo produtivo, desde o campo até a indústria, atende e cumpre com todas as normas legais vigentes e exigências sanitárias, o que se traduz numa reconhecida segurança alimentar e na garantia da qualidade de seus produtos.

***

O Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar) reitera o posicionamento nacional do setor. Segundo a entidade, o acontecimento é muito recente e, no momento, o segmento está analisando e recebendo as informações sobre o caso. O setor ainda reforça que as empresas adotaram medidas de combate ao coronavírus, antes mesmo do início da quarentena, e as aperfeiçoaram, com foco na saúde e bem-estar dos seus colaboradores, e na garantia da inocuidade dos produtos. Diante disso, acredita que a confiança dos mercados interno e externo na qualidade e sanidade do alimento produzido pelas agroindústrias brasileiras não será abalada.

***

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) afirmou que vírus foi supostamente encontrado na asa de uma ave. Segundo o ministério, outras amostras do mesmo lote foram coletadas, analisadas e os resultados foram negativos. Em nota, a pasta afirma ainda que não há comprovação cientifica de transmissão do vírus da Covid-19 a partir de alimentos ou embalagens de alimentos congelados.

Para mais informações: www.paranacooperativo.coop.br / App Paraná Cooperativo



baixar icon

Conteúdos Relacionados