Encontro de Núcleos é diálogo "aberto e franco", ouvindo e conhecendo demandas específicas das cooperativas de cada região

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

As quatro reuniões regionais do Encontro Digital de Núcleos Cooperativos reuniram 444 lideranças do cooperativismo do Paraná, representando 79 cooperativas de seis ramos de atuação - agropecuária, crédito, saúde, transporte, consumo e trabalho e produção de bens e serviços. O evento foi encerrado na tarde desta quinta-feira (22/10), com a reunião do Sudoeste, que teve a participação de 90 líderes, ligados a 15 cooperativas da região. A rodada de debates teve início na segunda-feira (19/10), com a reunião do Núcleo Centro-Sul. Na terça-feira (20/10), foi a vez da região Oeste. Na sequência, houve o evento das regiões Norte e Noroeste, na quarta-feira (21/10).

Realizado de forma virtual, devido à pandemia da Covid-19, o encontro teve como objetivo fortalecer a aproximação entre o Sistema Ocepar e as cooperativas, alinhando estratégias para a defesa e expansão do setor, com espaço para a discussão das demandas específicas de cada região.

Esse diálogo aberto e franco é fundamental para que tenhamos estratégias alinhadas, ouvindo e conhecendo as demandas específicas de cada região, fazendo ajustes de rota quando necessários, melhorando a comunicação com as lideranças, aperfeiçoando nosso planejamento e, sobretudo, fortalecendo a representatividade do cooperativismo do Paraná, afirmou o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken. Desde a década de 1990, a Ocepar realiza o encontro de núcleos, que neste ano chegou a sua 56ª edição.

Neste ano, marcado pela pandemia da Covid-19, o Encontro teve como temas principais a atuação política em defesa do setor cooperativista, trabalho realizado em conjunto com o Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), com o suporte da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), que congrega 302 parlamentares (deputados federais e senadores) de todo o país. Outro assunto relevante foi a proposta em elaboração para o novo plano estratégico do cooperativismo paranaense, o PRC 200, que deverá estar concluído até a Assembleia Geral Ordinária da Ocepar, em abril de 2021.

Os superintendentes da Ocepar, Robson Mafioletti, do Sescoop/PR (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo), Leonardo Boesche, e da Fecoopar (Federação das Cooperativas do Paraná), Nelson Costa, fizeram relatos sobre os trabalhos realizados em 2020.

Para mais informações: www.paranacooperativo.coop.br / App Paraná Cooperativo



baixar icon

Conteúdos Relacionados