Em audiência na Câmara, Presidente do BC fala de desafios externos para os próximos meses

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Em audiência conjunta das Comissões de Finanças e Tributação e de Desenvolvimento Econômico da Câmara, o Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, preferiu destacar desafios externos que o país terá que enfrentar nos próximos meses em vez de problemas internos. Ele afirmou que existem riscos econômicos nas promessas dos dois candidatos à Presidência dos Estados Unidos. Uma delas seria um aumento generalizado das tarifas de importação.

Os deputados do Governo questionaram Campos Neto sobre a falta de ação da autarquia sobre a alta do Dólar nos últimos meses. O Presidente do BC disse que a intervenção deve acontecer quando ocorre alguma disfunção no mercado. Caso contrário, o mercado buscará proteção nas taxas de juros de longo prazo, o que seria mais danoso.

Em relação à taxa de juros básica da economia, hoje de 10,5% ao ano, Campos Neto disse que ela não é “exorbitante”. Segundo ele, ela é alta porque a taxa de recuperação de créditos no país é baixa, a dívida pública é alta e a poupança interna menor que a de países vizinhos.

Com informações da repórter Silvia Mugnatto, da Rádio Câmara.

https://www.camara.leg.br/radio/radioagencia/1088227-presidente-do-bc-fala-de-desafios-externos-para-os-proximos-meses/

Para mais informações: www.paranacooperativo.coop.br

APP PrCoop News

Siga nas redes sociais: @sistemaocepar

Conteúdos Relacionados