“Diplomacia do fertilizante” mantém o fornecimento do produto no agro, diz Governo
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O Diretor de Programa da Secretaria Executiva do Ministério da Agricultura atribuiu à diplomacia o atual quadro de normalidade no abastecimento de fertilizantes no Brasil, mesmo em cenário de guerra na região que abriga as maiores reservas de insumos para o produto. Luís Rangel foi um dos convidados da audiência pública da Comissão de Agricultura (CAPADR) da Câmara dos Deputados (em 28/06) para debater a instabilidade internacional no fornecimento de fertilizantes diante do conflito entre Rússia e Ucrânia.
Ainda pairam dúvidas quanto aos reflexos da guerra na safra agrícola do hemisfério norte e nos preços internacionais dos insumos, o que leva Luís Rangel a manter um tom de alerta.
Com a alta nos preços, o papel dos fertilizantes subiu de 30% para até 43% nos custos de algumas lavouras. A audiência na Câmara foi organizada pelo deputado Bosco Costa (PL-SE).
O Presidente do Comitê Gestor de Nutrientes da Embrapa, Vinícius Benites, diz que o Brasil pode aproveitar a crise para investir em novas tecnologias, algumas delas já em análise na Rede FertBrasil, como redução da quantidade de adubação, aproveitamento de pastagens degradadas (sistema de integração lavoura-pecuária), nutrientes organominerais e o uso de resíduos orgânicos.
Para mais informações: www.paranacooperativo.coop.br / App Paraná Cooperativo
Com informações do repórter José Carlos Oliveira, da Rádio Câmara, de Brasília.
https://www.camara.leg.br/radio/radioagencia/891464-diplomacia-do-fertilizante-mantem-o-fornecimento-do-produto-no-agro-diz-governo/
![]() |